Para que serve um site?

Muito tenho ouvido falar sobre a geração Z, que são as pessoas nascidas entre os anos 1990 a 2000, que sempre conheceram o mundo com internet e nunca passaram um dia sequer da vida sem saber o que é esperar por cartas vindas pelo correio e não via e-mail. Estudos recentes indicam que até 2020 eles terão 40% do poder de compra no mundo. Se você é da década de 80 ou antes, como eu, provavelmente também ficou chocado com essa informação. Sim, já não somos mais os jovens da vez.

E assim como nós, os sites também evoluíram e abriram espaço para versões cada vez mais poderosas, atualizadas e práticas para tornar nossa vida mais rápida e mais conectada. Os sites possuem diversas finalidades, diferente do que você pensa, e atendem a diversas frentes de divulgação e comércio. Esse artigo vai tratar disso, vamos listar os diversos tipos de sites e esclarecer a diferença entre os mais usuais que fazem parte constante da nossa rotina. Se você acha que site é tudo igual, prepare-se para se surpreender, vamos lá?

Website de Conteúdo

Serve para atrair pessoas com potencial para se tornarem clientes da empresa.
O conteúdo é disponibilizado para os usuários de internet por meio do blog e pode ser publicado, principalmente, na forma de texto e vídeo.

Website Institucional

O site institucional, ou a seção institucional do site, serve para comunicar quem é a empresa, sua missão, visão, valores e história. O objetivo é causar boa impressão e elevar a reputação da empresa.

Website de Prestação de Serviço

O conteúdo é um serviço que a empresa presta, por meio do site, ao público, como um todo. Mesmo um e-commerce é uma prestação de serviço, que consiste em possibilitar que as pessoas comprem à distância. Há, no entanto, soluções voltadas exclusivamente para prestar serviço, como é o caso dos aplicativos para cálculo de financiamento. Há clínicas e consultórios médicos que disponibilizam ferramentas para agendamento de consultas on-line, além de consulta a prontuários médicos. O caso mais emblemático são os sites de notícias, totalmente orientados para a prestação de serviços.

Website de E-commerce

Serve para venda direta de produtos ao consumidor. Existe na forma de loja virtual ou site de vendas on-line.

Website de Divulgação

Alguns sites são criados exclusivamente para divulgar algo. Pode ser o lançamento de um produto, um evento ou uma campanha de marketing específica. São os chamados hotsites.

Websites de jogos

Um site de jogos pode ser todo aquele que contenha jogos para as pessoas acessarem e jogarem. Os jogos on-line são populares em todas as idades e você pode criar histórias épicas capazes de deixar qualquer jogador apaixonado. Esses jogos online geralmente são criados a partir de HTML5, Flash e Java. Com os avanços tecnológicos outras ferramentas podem ajudar a criar grandes jogos.

Website de encontros

Além dos aplicativos de relacionamentos, um website de namoros é algo ainda muito popular para as pessoas que gostam de conhecer pessoas de todas as partes do mundo na internet.
Você pode criar, com uma equipe de programadores, algoritmos capazes de encontrar pessoas que combinam umas com as outras. Existe uma série de itens que deve ser levado em sites de encontros e relacionamentos como descrição, perguntas para formar pares e também segurança de privacidade. O restante é puro marketing.

Website pessoal

Pode parecer algo estranho, mas é possível criar websites para compartilhar com outras pessoas sobre sua vida pessoal. Nesse espaço você pode falar sobre sua família, trabalho, experiências pessoais e até mesmo criar um espaço local para você conquistar uma nova vaga de emprego. Muitas pessoas em todo mundo estão adotando essa alternativa como um espaço alternativo às redes sociais. É um verdadeiro diário eletrônico que outras pessoas também podem acessar e comentar.

Website para personalidades

Bandas, empresários, celebridades, músicos, autores e qualquer personalidade que tenha um grande público pode e deve criar o seu próprio website. Com essa ferramenta fica muito mais fácil compartilhar informações relacionadas a agendas, shows, palestras, workshops e qualquer outro evento que um grande público vai procurar na web. Esse tipo de site pode ser criado por outras empresas diretamente ligadas às personalidades, como agências, fãs e empresários. É importante que tenha a liberação da personalidade para evitar qualquer tipo de problema.

Conclusão:

Um site serve, também, para a divulgação de doutrinas religiosas e políticas, prestação de contas, como o “Portal da Transparência”, divulgação artística, encontros, etc.

E para que serve um site, afinal?

Para quase tudo. Depende do que se quer comunicar, divulgar, vender ou entregar.

E para todos estes existe a Economarketing que ajuda você a criar e desenvolver o seu melhor site e atender à sua necessidade, seja ela apenas divulgar a sua marca ou vender produtos e serviços. Entre em contato conosco, será um prazer desenvolver o seu website.


Até a próxima!
Michelle
Diretora Executiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *